Os participantes da Jornada Mundial da Juventude poderão contar com facilidades no processo de obtenção de visto de entrada na Zona Schengen.
Existem três maneiras para a obtenção do visto: através do consulado polonês; nos escritórios consulares móveis, criados especialmente para isso; ou nos escritórios diplomáticos dos países com os quais a Polônia tem acordo de representação: República Tcheca, Holanda, Suíça e Suécia. Assim, em países onde não há representação diplomática da Polônia, como Mongólia, Nepal, Quirguistão, Gana, Sudão, Zimbábue, Bangladesh, Tanzânia e Zâmbia, o visto pode ser solicitado nos escritórios consulares de um desses quatro países da União Europeia, previamente mencionados. Os vistos serão válidos em toda a Zona Schengen.
O documento necessário para obter o visto será a Confirmação de Participação na Jornada Mundial da Juventude Cracóvia 2016 Para os Participantes que Solicitam Visto, que será gerado automaticamente pelo sistema de inscrição ao registrar-se junto com o seu grupo usando o formulário de inscrição que se encontra emwww.krakow2016.com. Cada participante da JMJ que necessita de visto para entrar na Zona Schengen terá que possuir o referido documento.
A inscrição junto com um grupo é o primeiro passo para obter um visto de entrada na Zona Schengen, sob as condições especialmente preparadas para os participantes da JMJ. A Confirmação de Participação na Jornada Mundial da Juventude Cracóvia 2016 Para os Participantes que Solicitam Visto, gerado pelo sistema, deve ser impresso e assinado por um bispo ou o seu representante, comprovando a autenticidade do documento.
A seguir, a Confirmação de Participação na Jornada Mundial da Juventude Cracóvia 2016 Para os Participantes que Solicitam Visto deve ser apresentada no escritório consular polonês. Como informa o Ministério das Relações Exteriores, França, Alemanha, Itália, Portugal, Bélgica e Noruega também concordaram em representar a Polônia, o que significa que os escritórios consulares desses países poderão aceitar as solicitações dos participantes da JMJ Cracóvia 2016. Alguns dos países listados também concordaram em não cobrar taxas de visto para os peregrinos. Com base no ato especial que foi aprovado para a JMJ, os escritórios consulares poloneses não cobrarão taxas para emissão de visto aos participantes do encontro.
Uma outra facilidade para os participantes da JMJ que solicitam vistos é a nomeação de um coordenador, designado pela Igreja de cada país, responsável pelos vistos. As solicitações de visto para o período da JMJ provenientes de países que possuam tais coordenadores, terão a chance de evitar o tempo normal de espera para inscrição, assim como escolher o término de sua visita (a lista dos coordenadores está disponível AQUI).
Nos países onde não existem escritórios consulares poloneses, mas há um grande número de peregrinos para a JMJ, os cônsules móveis estarão trabalhando para permitir a aceitação e consideração de solicitações e também prestar assistência na emissão de vistos. Até agora, foi decidido lançar três pontos de consulares móveis, que estarão localizados nas cidades capitais de Manila (Filipinas), Quito (Equador) e Santo Domingo (República Dominicana). Os pontos consulares móveis irão funcionar de maio a julho.
O Ministério das Relações Exteriores planeja aumentar o número de funcionários nos escritórios consulares, onde eles preveem um grande número de solicitações de vistos associadas com a JMJ. O Ministério também informou que as solicitações de vistos com uma data de validade superior ao período da JMJ serão examinadas com base em “princípios gerais”, embora cada solicitação seja considerada individualmente.
Ao solicitar um visto, é importante lembrar que isto precisa ser feito três meses antes da chegada à Polônia. Além do questionário assinado, as autoridades do governo requerem a apresentação do passaporte, documentos que comprovem o motivo da visita e foto atualizada.
A fim de simplificar o processo de verificação de informação pessoal, assim como ajudar na obtenção de um visto no caso de perda do passaporte, recomenda-se manter guardadas uma cópia da página do passaporte com a foto e da página com o visto.
As pessoas que não inscreveram-se como participantes da JMJ Cracóvia 2016 não receberão documentos dos Organizadores confirmando a contratação de serviços e seguro médico. Portanto, eles devem atender a todos os requisitos para obter um visto, que encontra-se no Código Comunitário de Vistos.
A informação detalhada para a solicitação de visto está disponível no website www.e-konsulat.gov.pl e na aba INFOPACK do website oficial da JMJ Cracóvia 2016.
Michał Kłosowski
* O processo de obtenção de visto para participar da Jornada Mundial da Juventude Cracóvia 2016
* A partir de 14 de abril de 2016
