segunda-feira, 2 de maio de 2016

O 1050º Aniversário de Batismo da Polônia e Os Bispos na JMJ


As preparações para a Jornada Mundial da Juventude é um dos temas do segundo dia do 372º encontro plenário da Conferência Episcopal Polonesa, que está acontecendo em Poznań e Gniezno entre 14 e 16 de abril, por ocasião do Jubileu do Batismo da Polônia.

A participação dos bispos poloneses na JMJ no serviço solicitado pelos organizadores e o envolvimento da juventude polonesa foram os tópicos introduzidos pelo Pe. Grzegorz Suchodolski, secretário geral do COL JMJ Cracóvia 2016.
“Nós precisamos dos bispos, principalmente para as catequeses. Estão planejados três locais de catequeses em polonês”, disse o Pe. Suchodolski. Como ele informou, em geral, as catequeses acontecerão em 284 lugares em Cracóvia, e os tópicos dos encontros das catequeses durante os três dias será o aprofundamento do tema da 31ª JMJ: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”. (Mateus 5, 7)
 O Jubileu do Batismo da Polônia coincide com o momento de celebração dos 100 dias para o início dos Atos Centrais da 31ª Jornada Mundial da Juventude. Para a Igreja na Polônia, essas duas festividades complementam uma a outra e nos recordam que um elemento importante da JMJ são os jovens que descobrem sua identidade cristã e corajosamente testemunham para os seus pares em todo o mundo.
“Toda mobilização é boa”, disse o Arcebispo Wiktor Skworc, metropolitano de Katowice, que durante os Dias Nas Dioceses receberá 20.000 peregrinos em sua diocese, e depois aproximadamente 7.000 pessoas durante a semana dos Atos Centrais. “Sempre batiza-se uma pessoa específica. Então se cada um de nós tornar-se consciente de nosso próprio batismo, quem somos, então os jovens que virão de todo o mundo aqui para encontrar-se com os cristãos poloneses também se tornarão conscientes.”
 “Dar graças pelo sacramento do Batismo é também uma reflexão sobre o que deveríamos fazer a fim de corajosamente professar nossa fé”, acrescenta o Bispo Henryk Tomasik, membro da Delegação Nacional da Pastoral Juvenil. “Existem diferentes formas para testemunhar a fé: oração, Eucaristia, mas também o envolvimento na causa de Deus. E a Jornada Mundial da Juventude também será um momento de tal solene profissão de fé.
O Jubileu também é uma inspiração para o programa dos Dias nas Dioceses, que acontecerão em 40 dioceses polonesas entre 20 e 25 de julho.
 “O Jordão, nome que escolhemos para esse momento, é o lugar do batismo de Jesus, e nossa arquidiocese é a “pia batismal da Polônia”. É por isso também que haverá visitas aos lugares associados com o início do cristianismo em nosso país”, explica Jakub Sobiecki do Centro JMJ da Arquidiocese de Gniezno. “Dessa forma, os jovens poderão tocar as ‘fundações’ da Igreja polonesa.”
De acordo com os dados mais recentes, 137.200 peregrinos de 133 países já inscreveram-se para os Dias nas Dioceses. Mais de 102.000 poloneses já estão inscritos para participar dos Atos Centrais da JMJ em Cracóvia, além de 757 bispos de todo o mundo, incluindo 125 da Itália e 84 da Polônia.


Dorota Abdelmoula
Tradução: Patricia Paiva-Perycz
Copyright © 2016 Jornada Mundial da Juventude | Design Normando Produções | Blogger Templates
Scroll To Top